Funções de pedotransferência para estimar a retenção e a disponibilidade de água em Planossolo Háplico sob sistemas integrados de produção agropecuária no Agreste da Paraíba
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2022.070202Palavras-chave:
Água no solo, pedofunções, solos do semiáridoResumo
Objetivou-se com este trabalho a geração de Funções de Pedotransferência (FPT) para predição da umidade retida a potenciais matriciais específicos em um Planossolo Háplico sob sistemas integrados de produção agropecuária no Agreste da Paraíba, após três anos de implantação dos sistemas. A pesquisa foi conduzida na EMPAER, Alagoinha, PB. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados com cinco sistemas de integração e quatro repetições. Os sistemas foram: 1) Gliricídia + Brachiaria decumbens; 2) Sabiá + Brachiaria decumbens; 3) Ipê roxo + Brachiaria decumbens; 4) Milho + Brachiaria decumbens; 5) Brachiaria decumbens. Foi determinada a retenção de água no solo nos potenciais matriciais: Ψm = 0, -6, -10, -33, -100, -300, -500, -1000 e -1500 kPa. Foram geradas e validadas funções de pedotransferência (FPT) para cada ponto da curva de retenção. As FPT geradas para estimar os pontos da curva de retenção de água no solo estudado foram validadas através da relação 1:1 entre dados observados e os estimados. Também foram aplicados FPT existentes na literatura. Os resultados mostraram um aumento no conteúdo de água disponível em todos os tratamentos em profundidade, estando relacionado a granulometria do solo. Os pontos da curva de retenção de água no solo foram estimados com razoável precisão (R² ≈ 0,88) a partir das FPT geradas, podendo essas funções serem utilizadas em modelos de simulação de retenção de água no solo, considerando o solo em estudo e as características da região. As FPT testadas da literatura, apresentaram baixa eficiência preditiva.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Camila Costa da Nóbrega, Pedro Luan Ferreira da Silva, Flávio Pereira de Oliveira, Milton César Costa Campos, Abraão Targino de Sousa Neto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.