Utilização de fototransistores SMT para dosimetria em tomografia computadorizada
Palavras-chave:
fototransistores, dosimetria, tomografia computadorizada.Resumo
Um sistema dosimétrico para tomografia computadorizada foi desenvolvido utilizando fototransistores do tipo SMT (Surface-Mount Technology). A caracterização dos fototransistores foi feita utilizando um gerador de raios-X Pantak na qualidade de radiação RQR9 da IEC 61267. Os testes realizados foram: dependência energética, resposta com a dose e repetitividade. A corrente foi mensurada em tempo real utilizando um sub-femto-amperímetro Keithley®. Uma câmara de ionização NE2571 acoplada a um eletrômetro NE2670 foi utilizada para estimar a dose na mesma posição dos dispositivos. Depois da caracterização, foram realizadas em um tomógrafo Asteion da Toshiba medidas no ar e em um simulador dosimétrico de cabeça. Depois da caracterização, os fototransistores foram utilizados para determinar o perfil de dose ao longo do eixo de rotação com parâmetros de rotina para exames de cabeça. Um eletrômetro Flip-Flop foi utilizado para obter essas medidas. Os resultados indicam a confiabilidade dos valores de corrente obtidos quando comparados com os valores de dose obtidos utilizando uma câmara de ionização CT submetida às mesmas condições. Apesar da perda de sensibilidade dos dispositivos após as irradiações, os fototransistores SMT apresentam características, como alta sensibilidade, leitura em tempo real, linearidade, que são favoráveis para dosimetria em CT.Downloads
Como Citar
de Magalhães, C. M. S., da Silva, J. O., Antônio Filho, J., & dos Santos, L. A. P. (2011). Utilização de fototransistores SMT para dosimetria em tomografia computadorizada. Scientia Plena, 3(7). Recuperado de https://www.scientiaplena.org.br/sp/article/view/654
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.