Electrodynamics: Um aplicativo em linguagem Visual Basic for Applications voltado para o ensino de Eletrodinâmica no ensino médio

Autores

  • Luiz Moreira Gomes Jr. Secretaria de Estado de Educação
  • Fernanda Carla Lima Ferreira UNIFESSPA
  • Luiz Moreira Gomes Instituto de Ciências Exatas - ICE da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2022.084818

Palavras-chave:

Software Electrodynamics, Ensino em Espiral, Ensino de Física

Resumo

Neste trabalho foi desenvolvido o Software Electrodynamics, com o objetivo de auxiliar professores do Ensino Médio na tarefa de ensinar conceitos de Eletrodinâmica. Inicialmente é apresentada uma breve revisão sobre TICs e a Teoria do Ensino em Espiral, que se considera relevante no contexto do desenvolvimento e utilização do aplicativo. Este foi desenvolvido em linguagem computacional Visual Basic for Applications (VBA), a qual é uma implementação do Visual Basic da Microsoft, incorporada em todos os programas do Microsoft Office, que são amplamente utilizados na sociedade de hoje. O software desenvolvido apresenta ferramentas para cálculos e a plotagem de gráficos das principais equações da Eletrodinâmica. Com essa ferramenta vislumbra-se um grande potencial para ensino e um facilitador da aprendizagem dos discentes.

 

Downloads

Publicado

2022-09-01

Como Citar

Gomes Jr., L. M., Lima Ferreira, F. C., & Gomes, L. M. (2022). Electrodynamics: Um aplicativo em linguagem Visual Basic for Applications voltado para o ensino de Eletrodinâmica no ensino médio. Scientia Plena, 18(8). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2022.084818

Edição

Seção

2 Semana Acadêmica de Física Integrada com Mestrado de Física e Áreas Correlatas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2