Aprendizagem interdisciplinar da Astronomia e da Física por meio da bandeira brasileira: considerando habilidades e competências da BNCC
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2022.084809Palavras-chave:
Bandeira do Brasil, BNCC, AstronomiaResumo
Relatamos neste trabalho a aplicação de componentes curriculares centrados interdisciplinarmente na aprendizagem da Astronomia e da Física por meio da bandeira brasileira no contexto da participação dos alunos do segundo ano do ensino médio do Colégio Estadual Presidente Juscelino Kubistchek em Sergipe, envolvidos na maior Feira de Ciências da região: a CIENART. Durante a atividade foram contempladas unidades temáticas, objetos de conhecimento, habilidades e competências nas áreas Artes, História, Matemática, Ciências, Geografia e Filosofia além Física e Astronomia conforme os preceitos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Todos os envolvidos tiveram que aprender a articular e multiplicar as aprendizagens decorrentes não apenas no evento, mas no ambiente escolar, de modo a incluir todos que não puderam participar diretamente da feira de ciências.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Edigênia Ferreira Santos, Sergio Scarano Jr
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.