Pets podem ter COVID-19: Incidência e soroprevalência em animais sintomáticos atendidos em clínica particular
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2022.066101Palavras-chave:
coronavírus, animais domésticos, SARS-CoV-2Resumo
A presença do SARS-CoV-2 e os anticorpos produzidos pela resposta imune contra este vírus em animais tem sido alvo de diversos estudos recentes. Estes achados são de suma importância para a melhor compreensão da cadeia de transmissão da COVID-19 e da participação dos animais de estimação neste processo. Neste estudo, animais domésticos com sintomas gripais e atendidos em uma clínica veterinária particular do Estado de Sergipe foram avaliados quanto à presença do SARS-CoV-2 e dos anticorpos IgM e IgG produzidos contra este vírus. Além disso, investigou-se a presença de antígenos fecais (parvovírus e coronavírus animal). A maioria dos animais avaliados (93,5%) apresentaram antígenos detectáveis para o SARS-CoV-2 e reagentes para o anticorpo IgM, havendo associação significativa entre estes dois parâmetros (****< 0,0001; com razão de chance de 1573, IC 95% = 28,36 a 87243). Não foram observadas diferenças significativas entre os níveis de IgM entre cães e gatos. Além disso, não detectamos a presença de IgG contra o SARS-CoV-2 e coinfecções por coronavírus animal ou parvovírus. Este estudo reforça a hipótese de que os animais domésticos são susceptíveis a infeção pelo novo coronavírus, ressaltando a importância do cuidado em relação a convivência entre Pets e humanos e a possível cadeia de contato entre pets e humanos, ainda não evidenciada.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Adriana Gibara Guimarães, Daniel Antônio Braga Lee, Patrícia Oliveira Meira-Santos, Taynar Lima Bezerra, Lysandro Pinto Borges
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.