Utilização de resíduos agroindustriais para a produção de lipase por Candida viswanathii em sistema de cultivo em estado sólido
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2021.081513Palavras-chave:
suplementação, escalonamento, gordura de frangoResumo
Lipases são um grupo importante de enzimas catalisadoras da hidrólise de triacilglicerol e possuem diversas aplicações industriais. Com o objetivo de produzir a enzima lipase, utilizou-se a levedura Candida viswanathii por meio de cultivos em substratos sólidos empregando resíduos agroindustriais (bagaço de cevada, palha de milho, sabugo de milho, tegumento de soja e casca de soja). Foram avaliados pré-tratamentos da biomassa, a suplementação do meio de cultivo com fontes de nitrogênio e com mistura de substratos. Também foram avaliados a eficiência de azeite de oliva e gordura de frango na indução da produção de lipase e posterior escalonamento de 20 g para 100 g. As atividades enzimáticas dos cultivos sem pré-tratamento foram maiores utilizando tegumento de soja suplementado tanto com azeite de oliva (7,06 U/gss) quanto com gordura de frango (8,40 U/gss). Porém os substratos pré-tratados não foram propícios para indução da atividade lipolítica. A adição de extrato de levedura aumentou a produção em aproximadamente 2 vezes, tanto suplementando-se com azeite de oliva (18,12 U/gss) quanto com gordura de frango (15,98 U/gss). No escalonamento, no cultivo de 20 g a melhor produção de lipase foi após 7 dias de cultivo (33,52 U/gss), já no cultivo com 100 g a máxima atividade de lipase foi obtida no quinto dia (17,88 U/gss). O cultivo de tegumento de soja moído sem pré-tratamento suplementado com extrato de levedura como fonte de nitrogênio, com bagaço de cevada in natura e gordura de frango foi a melhor combinação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Alanna Cristinne Martins Lima, Camila Moitinho Dos Santos, Iara Leandro Dos Santos, Lunara Thaís Alves de Bastos, Annanda Carvalho dos Santos, Fabrício Coutinho de Paula Elias, Alex Fernando de Almeida
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.