Pesquisa de parasitos com potencial zoonótico para humanos em bonito-listrado (Katsuwonus pelamis)
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2021.081506Palavras-chave:
pescado, anisaquideo, TrypanorhynchaResumo
O bonito-listrado (Katsuwonus pelamis) é comumente encontrado nas águas tropicais dos oceanos. É um recurso pesqueiro de alto valor econômico e disponível para os mercados nacional e internacional. Sendo assim, é importante o conhecimento dos parasitos de peixes para uma inspeção sanitária correta, pois a patogenia em seres humanos pode ocorrer por ação espoliativa, tóxica ou mecânica. Este estudo teve como objetivo identificar a fauna parasitária zoonótica que infecta o bonito-listrado utilizando métodos morfológicos. Foram analisadas um total de 06 amostras. Os peixes foram necropsiados para avaliação parasitológica da musculatura e nos órgãos internos. As amostras foram inspecionadas visualmente e as estruturas com morfologia combinante com formas parasitárias foram analisadas tanto em estereoscópico quanto em microscópio. Os parasitos encontrados foram fixados em álcool 70% para identificação posterior. Todas as amostras apresentaram presença de parasitos zoonóticos para humanos. Foram encontrados dois gêneros de parasitos zoonóticos para os seres humanos que tem o atum bonito como hospedeiro, sendo eles Anisakis sp. (Nematoda) e Trypanorhyncha (Eucestoda). Observou-se que 100% das infecções ocorreram nos músculos e 66,6% no fígado. Os resultados reforçaram a importância da fiscalização pelos órgãos responsáveis sobre a importância de evisceração o mais rápido possível para evitar migração das larvas para a musculatura.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Clarissa Maia de Aquino, Gracienhe Gomes dos Santos, Maur´ício Laterça Martins, Vildes Maria Scussel
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.