Otimização e correlação sensorial de formulações de doces em pasta de Araticum (Annona crassiflora Mart.)
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2021.081503Palavras-chave:
Araticum, qualidade sensorial, superfície de respostaResumo
Araticum é um fruto nativo do bioma Cerrado que possui alto potencial nutricional, funcional e econômico. No entanto, o fruto é sazonal, o seu processamento além de agregar valor, permite o aumento da vida útil e o consumo de produtos independente do período de colheita. Diante disso, o presente trabalho tem por objetivo aproveitar o fruto do Araticum sob a forma de doce em pasta com substituição da pectina comercial por albedo de maracujá, bem como a avaliação da qualidade microbiológica e nutricional, e otimização sensorial das formulações, com foco na inserção do fruto no mercado consumidor. Para o processamento, foi utilizado um delineamento experimental 2³ com 11 ensaios e 3 variáveis independentes (ácido cítrico, polpa/açúcar e albedo de maracujá). Foram realizadas análises microbiológicas, testes sensoriais de aceitação para otimização das formulações, correlação entre os atributos sensoriais. As 11 formulações obtiveram boa aceitação dos provadores, sendo que, as formulações 9, 10 e 11 foram preferidas pelos modelos de otimização.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Maria Olivia dos Santos Oliveira, Rômulo Alves de Morais, Bianca Barros Dias, Camila Mariane da Silva Soares, Juliana Fonseca Moreira da Silva, Glêndara Aparecida de Souza Martins
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.