Efeitos potenciais da facilitação de Parkia platycephala Benth. (Fabaceae) em uma área antropizada da Savana brasileira em processo de recuperação
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2021.122401Palavras-chave:
Cerrado, facilitação, extratos foliaresResumo
Avaliou-se a influência de Parkia platycephala na assembleia de plantas sob sua copa e áreas adjacentes numa área antropizada de Cerrado, bem como os efeitos de extratos aquosos de suas folhas na germinação e desenvolvimento de três espécies sob a hipótese de que P. platycephala pode provavelmente atuar como espécie facilitadora. Foram delimitadas 11 áreas de influência direta (AIDs) dessa espécie, 11 áreas de influência indireta (AIIs) e 11 áreas controle (COs). Todas as espécies lenhosas ocorrentes nessas áreas foram amostradas. A riqueza, composição e abundância dos táxons foram determinados. Os efeitos de extratos foliares de P. platycephala na germinação e desenvolvimento inicial de Dipteryx alata, Enterolobium gummiferum e Magonia pubescens, que exibiram diferentes níveis de abundância sob sua copa, também foram avaliados. Em relação à assembleia de plantas, não foram detectadas diferenças para riqueza e abundância dos táxons lenhosos entre as áreas. Entretanto, verificou-se um gradiente de composição de espécies e dos níveis de abundância das áreas AIDs para COs. O número de plântulas também diferiu, com valores mais altos próximo a P. platycephala. As características edáficas foram similares entre as áreas, mas o sombreamento, a altura e o diâmetro das plantas diferiram. A melhor germinação de M. pubescens foi obtida em 25% do extrato foliar, enquanto 75% favoreceu o desenvolvimento inicial dessa espécie em termos de comprimento radicial. Esses resultados indicam que a presença de P. platycephala afeta a estrutura das assembleias de plantas adjacentes, possivelmente funcionando como facilitadora para algumas espécies em áreas em processo de restauração.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Eiderson Silva Cabral, Maíra Jéssica Gomes de Souza, Rafael José de Oliveira, Ronaldo Rodrigues Coimbra, Fernando Mayer Pelicice, Wagner de Melo Ferreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.