Ativos intangíveis e criação de valor: análise da produção científica
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2021.271101Palavras-chave:
Instituição de Ensino Superior, produção científica, economia do conhecimentoResumo
Os ativos intangíveis são relevantes para a geração de valor organizacional nos diversos setores da economia. O objetivo desta pesquisa é analisar a produção científica sobre ativos intangíveis, destacando as suas contribuições para a criação de valor organizacional nas Instituições de Ensino Superior. Esta é uma pesquisa quantitativa e qualitativa, quanto à abordagem, e exploratória, quanto ao objetivo. Foram realizadas três buscas na base bibliográfica SCOPUS. Os resultados evidenciaram que todos os grupos de ativos intangíveis são fundamentais na criação de valor organizacional, e que as pesquisas na área vêm ganhando repercussão no ambiente científico ao longo do tempo. Percebeu-se que o setor educacional é pouco abordado nessas pesquisas, ao passo que o setor empresarial recebe maior atenção dos pesquisadores. Além disso, observou-se a existência de um núcleo de países/territórios mais produtivo, em relação à origem dessas publicações. Pesquisas demonstrando a atuação das Instituições de Ensino Superior no desenvolvimento científico e tecnológico podem contribuir para a criação de valor organizacional. A difusão do conhecimento, a criação de produtos ou oferta de serviços resultantes das suas atividades, além de fortalecer o valor da marca diante dos públicos estratégicos, apoia a tomada de decisão em relação aos investimentos em ciência, tecnologia e inovação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Liária Nunes-Silva, Alan Malacarne, Robelius De-Bortoli
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.