Vegetação inside: uma análise comparativa de pigmentos foliares e fluorescência da clorofila em plantas variegadas
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2021.094901Palavras-chave:
fotossíntese, curva OJIP, dissipação energéticaResumo
Plantas características de ambientes de sub-bosque apresentam colorações variadas em suas folhas denominadas de variegações. Estas tendem a regular, por meio de suas concentrações de pigmentos foliares, seus processos fotossintéticos. O objetivo desta pesquisa foi comparar as concentrações de pigmentos foliares e de parâmetros da fluorescência da clorofila a em quatro espécies de plantas variegadas, Fittonia albivenis, Alternanthera ficoidea, Tradescantia spathacea e Hypoestes phyllostachya, bem como das espécies controles, Jasminum mesnyi e Tradescantia pallida, para determinar quais são mais propicias aos ambientes residenciais com altas e baixas intensidades luminosas. A análise dos pigmentos foliares foi realizada por espectrofotometria e a de emissão de fluorescência da clorofila a através do fluorômetro PAM-2500, cujos parâmetros foram calculados a partir do teste-JIP. Os teores de clorofila a variaram de 27,67 a 110,88 (μg mL-1 gMF-1), os de clorofila b variaram de 10,29 a 40,64 (μg mL-1 gMF-1). Os títulos de carotenoides variaram de 2,6275 a 26,1925 (μg mL-1 gMF-1) e os de antocianinas variaram de 0,00 a 2,26 (μg mL-1 gMF-1), sendo que os maiores títulos ocorreram na espécie controle J. mesnyi e na variegada F. albivenis. Os parâmetros da fluorescência diferiram estatisticamente entre as plantas variegadas em relação aos controles. Concluímos que a espécie T. spathacea apresenta melhor adaptação a ambientes com altos índices de radiação luminosa. Em ambientes com maior variação desta as espécies H. phyllostachya e A. ficoidea se desenvolverão melhor. Por fim, a espécie F. albivenis deve ser mantida em ambientes com baixos índices de radiação luminosa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Rhuann Carlo Viero Taques, Patricia Carla Giloni Lima, Vanderlei Aparecido de Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.