Marcadores químicos em espécies de Echinodorus (Alismataceae) utilizadas como chapéu-de-couro
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2021.040202Palavras-chave:
flavonoides, fenóis, ácido o-hidroxicinâmicoResumo
O nome chapéu-de-couro é dado às plantas pertencentes ao gênero Echinodorus (Alismataceae). São espécies nativas e popularmente utilizadas como diuréticas e anti-inflamatórias. As espécies Echinodorus macrophyllus e Echinodorus grandiflorus têm o uso recomendado pela Farmacopeia Brasileira. Entretanto, devido à plasticidade fenotípica do gênero, a identificação precisa é dificultada, consequentemente, Echinodorus floribundus e Echinodorus subalatus têm sido utilizadas pela população para os mesmos fins. O objetivo foi avaliar marcadores químicos para as espécies Echinodorus floribundus e Echinodorus subalatus e a similaridade química dessas com as espécies descritas na Farmacopeia Brasileira. A triagem fitoquímica revelou presença de fenóis, flavonoides, flavonas, flavonóis, xantonas, esteroides e triterpenoides nos extratos. Porém ambas as espécies apresentaram valores inferiores de flavonoides totais quando comparadas com Echinodorus scaber, descrita na literatura. A caracterização do extrato aquoso foliar em cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE-DAD) detectou 118 e 121 compostos em E. floribundus e E. subalatus, respectivamente. Destes, 25 apresentaram espectros UV-Vis característicos de compostos fenólicos. Não foram detectados o ácido chicórico e a isoorientina, marcadores comuns em Echinodorus. Os teores de derivados do ácido o-hidroxicinâmico para E. floribundus e E. subalatus (5,52% e 3,07%, respectivamente) foram superiores ao que é exigido pela Farmacopeia Brasileira. Dessa forma, há diferenças químicas entre Echinodorus floribundus e Echinodorus subalatus e as descritas pela Farmacopeia Brasileira, entretanto, há indícios de potencial farmacológico das espécies estudadas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Rizia Rodrigues Santos, Francine Souza Alves da Fonseca, Alcinei Místico Azevedo, Ernane Ronie Martins
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.