Uma abordagem sistemática para revisões da literatura na área de Engenharia Elétrica
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2021.043101Palavras-chave:
revisões sistemáticas, agricultura de ambiente controlado, engenharia elétricaResumo
As revisões bibliográficas podem ser limitantes quando cientistas enfrentam novos e mais específicos desafios de pesquisa. Uma solução em ascensão para tal problemática é a revisão sistemática. Ao realizar uma, há uma metodologia de pesquisa, tratamento, análise e exibição de resultados bem definida, que segue o método científico. Neste artigo, propomos uma metodologia de revisão sistemática para a área de Engenharia Elétrica. Tal tipo de metodologia permite resultados mais objetivos, concretos e úteis; redução de viés; e fácil reprodutibilidade. Para fins de esclarecimento, fornecemos um estudo de caso sobre sensores, transdutores e atuadores para a agricultura de ambiente controlado, no qual a metodologia é aplicada.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Graziella Bedenik, José Gilmar Nunes de Carvalho Filho, Elyson Ádan Nunes Carvalho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.