Fertilização nitogenada e potássica na biometria e níveis nutricionais foliares do repolho
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2021.010201Palavras-chave:
Brassica oleracea var. capitata, produção agrícola, nutrição mineral de plantasResumo
Entre os nutrientes mais absorvidos pela cultura do repolho, o nitrogênio (N) e o potássio (K) são os mais extraídos. Assim, o objetivo deste estudo foi avaliar as respostas da fertilização de N e K sobre a biometria de repolho e os níveis foliares de macro e micronutrientes. Quatro doses de N (0, 75, 150, 300 kg ha-1 de N) e quatro doses de K (0, 75, 150, 300 kg ha-1 de K2O). Foram avaliadas a biometria da cabeça de repolho (altura, circunferência e diâmetro) e produtividade. Os níveis de macro e micronutrientes nas folhas de repolho também foram avaliados na fase fenológica da formação da cabeça. A fertilização nitrogenada não afetou significativamente as variáveis avaliadas principalmente devido à grande fertilidade natural da área experimental do solo. A falta de resposta destaca a importância do monitoramento constante do estado nutricional da área produtiva para evitar fertilizações nitrogenadas desnecessárias. O menor teor foliar de Mg foi com a aplicação de 88 kg ha-1 de K2O, após esta dose o teor foliar de Mg aumentou. O Zn foliar foi reduzido em doses superiores s 133 kg ha-1 de K2O. O diâmetro da cabeça de repolho e a circunferência diminuíram com o aumento das doses de K2O. A altura da cabeça do repolho aumentou com a aplicação de até 128 kg ha-1 de K2O. A sequência decrescente dos níveis de macro e micronutrientes nas folhas de repolho seguiu a sequência K>Ca>N>S>Mg>P e Mn>Fe>B>Zn>Cu independentemente do nível dos fatores aplicados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Eranne Miranda Lemes, Onésio Francisco Silva Neto, José Luiz Rodrigues Torres, Pablo Forlan Vargas, Hamilton César Oliveira Charlo, Ana Carolina Marques Mendonça Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.