Somatótipo, componentes da aptidão física e níveis de atividade física em crianças
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2021.012801Palavras-chave:
somatótipo, aptidão física, atividade físicaResumo
O objetivo do presente trabalho foi verificar a relação entre diferentes componentes do somatótipo com atividade física e componentes da aptidão física em crianças de 6 a 11 anos de idade. A amostra foi composta por 173 crianças de ambos os sexos (96 meninos, 77 meninas), com idades entre 6 e 11 anos, matriculadas no ensino Fundamental I. Foram obtidas informações sobre a estatura, peso corporal, somatótipo (endomorfia, mesomorfia e ectomorfia), atividade física e aptidão física (força de membros superiores e inferiores, flexibilidade, agilidade, força isométrica, velocidade, resistência abdominal e aptidão cardiorrespiratória). Modelos de regressão logística foram construídos para a associação entre as componentes do somatótipo com níveis de atividade física e componentes da aptidão física, considerando p<0,05. Foi observada uma associação significativa entre idade e atividade física das crianças, sendo a mesma direta quando considerada a atividade física durante a semana, e inversa quando considerada a atividade física no fim de semana. Relativamente às componentes da aptidão física, a idade também se mostrou significativamente associada às mesmas (exceto para força muscular de membros superiores); dentre as componentes do somatótipo, a endomorfia esteve inversamente associada a menores chances de as crianças apresentarem melhores resultados nos testes de resistência abdominal, velocidade, força explosiva de membros inferiores, e aptidão cardiorrespiratória. Os resultados salientam a relação inversa entre uma maior componente endomórfica e componentes da aptidão física, o que pode ser relevante quando se planejam estratégias de intervenções que visem melhoras na saúde de crianças, atuando sobre as diferentes componentes somatotípicas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Saturnino Tavares Neto, Fernanda Karina dos Santos, Mariana Calábria Lopes, Elenice de Sousa Pereira, Mabliny Thuany, Thayse Natacha Queiroz Ferreira Gomes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.