O papel da palmeira Attalea maripa (Aubl.) Mart. na fixação de comunidades de samambaias em áreas de bordas
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2020.091201Palavras-chave:
microhabitat, relações ecológicas, SalvaterraResumo
As áreas de borda dos fragmentos florestais são porções mais expostas a distúrbios externos. Neste sentido, o estudo avaliou o papel da palmeira Attalea maripa (Aubl.) Mart. em conservar a comunidade de samambaiais em áreas antropizadas da Reserva Ecológica da Mata do Bacurizal, Salvaterra-PA. Foi realizado um total de 15 excursões entre julho a novembro de 2017 para coletar as samambaias em todos os forófitos vivos de A. maripa em áreas antropizadas. Os forófitos foram divididos em três zonas ecológicas (base do tronco, tronco e bainha) onde se encontravam as samambaias. Mediu-se as variáveis de altura total do forófito, diâmetro a altura do peito, altura do fuste e altura da inserção da bainha. Foram encontrados 91 forófitos de A. maripa com samambaias, dentre os quais, registrou-se 266 espécimes de samambaias distribuídas em quatro espécies pertencente a quatro famílias. Phlebodium decumanum (Willd.) J.Sm. (Polypodiaceae) foi a espécie samambaia mais representativa com 110 indivíduos, seguida por Nephrolepis biserrata (Sw.) Schott (Lomariopsidaceae) (91), Vittaria lineata (L.) Sm (Pteridaceae) (59) e Lygodium venustum Sw. (Lygodiaceae) (seis). A maior representatividade dos espécimes de samambaias na zona ecológica da bainha (77%) provavelmente está relacionada as condições ambientais encontradas nessa zona, a qual apresenta baixas temperaturas e maior umidade que favorecem o estabelecimento e desenvolvimento das samambaias. Não houve correlação significativa entre o número de espécimes de samambaias com a altura total do forófito, diâmetro a altura do peito, altura do fuste e altura da inserção da bainha. (...).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Alcindo da Silva Martins-Junior, Paulo Weslem Portal Gomes, Julielson e Silva Modesto, Priscila Sanjuan de Medeiros-Sarmento, Ana Cláudia Caldeira Tavares-Martins
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.