Avaliação do tempo de congelamento de mangaba em ultrafreezer através dos modelos matemáticos de Planck e Pham
Palavras-chave:
mangaba, congelamento rápido, cinéticaResumo
O trabalho teve a finalidade determinar a cinética de congelamento da polpa de mangaba em ultrafreezer através de modelos matemáticos propostos por Plank e Pham, e comparar os resultados destes com os dados obtidos experimentalmente, além de propor o modelo mais adequado para a cinética de congelamento. As propriedades termofísicas da polpa foram determinadas pelo modelo de contribuição degrupos de Choi e Okos. Verificou-se que a temperatura inicial de congelamento da polpa foi de aproximadamente -1°C com um tempo de congelamento em torno de 11 minutos. Notou-se que o modelo de Pham é o mais apropriado para predizer o tempo de congelamento da polpa de mangaba, pois
apresentou um erro relativo de 1,45% em relação aos dados experimentais devido à inclusão dos termos entálpicos. Já o modelo proposto por Plank não se mostrou adequado com um erro relativo de 52,64%.
Downloads
Publicado
2012-04-20
Como Citar
Oliveira Júnior, A. M., & Nunes, T. P. (2012). Avaliação do tempo de congelamento de mangaba em ultrafreezer através dos modelos matemáticos de Planck e Pham. Scientia Plena, 8(4(a). Recuperado de https://www.scientiaplena.org.br/sp/article/view/539
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.