Matemática e arquitetura: uso de fractais em mobiliário urbano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2018.095901

Palavras-chave:

Mobiliário urbano. Geometria fractal. Arquitetura e Urbanismo.

Resumo

Com objetivo de potencializar o uso de conhecimentos matemáticos em construções arquitetônicas, essa pesquisa foi desenvolvida por professores e estudantes das áreas de Matemática e Arquitetura, onde se discutiu de que modo diferentes padrões fractais poderiam ser aplicáveis à projetos arquitetônicos para gerar mobiliários urbanos inovadores, bonitos, seguros e práticos. O processo metodológico envolveu pesquisa teórica sobre padrões fractais e de estruturas arquitetônicas e também a exploração analítica e propositiva voltada à realização de projetos arquitetônicos, envolvendo mobiliários urbanos que utilizassem na sua concepção a lógica fractal. Como resultado, se obteve uma proposta de projeto de ponto de ônibus, elaborado a partir de dois padrões fractais específicos, escolhidos dentre diversos pesquisados. Conclui-se que a pesquisa realizada contribuiu significativamente com a construção de conhecimentos interdisciplinares, onde o uso dos padrões fractais possibilitou perceber uma aplicação prática dessa teoria matemática, em projetos de Arquitetura e Urbanismo, bem como favoreceu perceber uma proposição visual inovadora para o projeto de mobiliário urbano proposto.

Biografia do Autor

Rosângela Salles dos Santos, Professora da área da Matemática da Universidade de Passo Fundo (RS, BR)

Possui graduação em Educação Artística – Habilitação em Desenho, Bacharelado em Desenho, graduação em Matemática – Licenciatura Plena, Pós Graduação em Matemática e mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (2004). Atualmente é professora da Escola Estadual de Ensino Médio Adelino Pereira Simões e professora Adjunto I da Universidade de Passo Fundo. Coordena o projeto de pesquisa: Uma metodologia para estudo de padrões fractais aplicáveis na Arquitetura e Urbanismo e Design. Tem experiência na área de Educação, com ênfase no Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, educação matemática, ensino de matemática, geometria fractal e Desenho Técnico.

Mirian Carasek, Professora de Arquitetura da Universidade de Passo Fundo (RS, BR)

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos/São Leopoldo, RS, 1985) e mestrado em Engenharia pela Universidade de Passo Fundo (UPF/Passo Fundo, 2014). É professora Assistente II da área de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Passo Fundo (UPF)/RS/BR. Atua com pesquisa nas linhas de ensino e aprendizagem de matemática com uso de TIC, Tecnologia da Arquitetura e Urbanismo, Infraestrutura Urbana e Produção e Gestão em Design. Também atua em projetos de extensão na área de arquitetura e urbanismo e Conselho Municipal de Políticas Culturais na área de patrimônio.

Rosana Maria Luvezute Kripka, Professora da área da Matemática da Universidade de Passo Fundo (RS, BR)

Possui graduação em Licenciatura em Matemática com ênfase em Computação pela Universidade de São Paulo (ICMC-USP/São Carlos, 1992), mestrado em Ciências de Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (ICMC-USP/São Carlos, 1995) e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (EDUCEM), da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), na linha: Tecnologias em Educação em Ciências e Matemática (início em 2014). É professora Titular II da Área de Matemática da Universidade de Passo Fundo (UPF)/RS/BR. Atua com pesquisa nas linhas de ensino e aprendizagem de matemática com uso de TIC, modelagem matemática, otimização, lógica matemática e educação para paz. Também atua em projetos de extensão na área de ensino de ciências e matemática e na área de ciências humanas.

Regis Alexandre Lahm, Professor da graduação e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (EDUCEM), da Faculdade de Física, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Possui graduação em Bacharelado em Geografia. Mestrado em Sensoriamento Remoto pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 1995) e Doutorado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2005). Atualmente é professor da graduação e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (EDUCEM), da Faculdade de Física, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Atua também como pesquisador do Instituto do Meio Ambiente da PUCRS. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em sensoriamento remoto

Downloads

Publicado

2018-10-10

Como Citar

Santos, R. S. dos, Carasek, M., Kripka, R. M. L., & Lahm, R. A. (2018). Matemática e arquitetura: uso de fractais em mobiliário urbano. Scientia Plena, 14(9). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2018.095901