Adições de nutrientes na compostagem de podas de árvores na região semiárida do NE do Brasil

Autores

  • Emmanuel Dutra Universidade Federal de Pernambuco
  • Rômulo Simões Cezar Menezes Universidade Federal de Pernambuco
  • Dario Costa Primo Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

Reciclagem, Resíduos orgânicos, biomassa residual, pó de rocha

Resumo

Um dos principais problemas na reciclagem de resíduos orgânicos na região semiárida é a baixa concentração de nutrientes nas biomassas disponíveis. O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos das adições de biomassa de gliricídia, como fonte de N orgânico, e do pó de rocha MB-4, como fonte de Ca e Mg, sobre a qualidade e o potencial de fornecimento de nutrientes dos compostos orgânicos produzidos a partir de poda de mangueira e esterco bovino na região semiárida do NE do Brasil. O estudo foi realizado em duas etapas, a primeira foi no pátio de compostagem da Fazenda Tamanduá, localizada no município de Santa Terezinha – PB, onde foram construídas pilhas de 100 kg em delineamento inteiramente casualizado com quatro tratamentos e quatro repetições. Em uma segunda etapa, os compostos orgânicos produzidos foram testados em ensaio com delineamento inteiramente casualizado em casa de vegetação utilizando-se da planta de milho como indicadora da disponibilidade de nutrientes. A adição de biomassa de gliricídia acarretou em composto orgânico com maior concentração de N (12,1 g.kg-1) e menor relação C/N (13,9). Enquanto que a adição de MB-4 não acarretou maiores concentrações de Ca e Mg nos compostos. A análise variância (ANOVA) para o acúmulo de nutrientes pela planta de milho não apresentou diferença significativa entre os compostos orgânicos, porém com diferença significativa em relação ao tratamento testemunha. A adição da biomassa de gliricídia, na compostagem de resíduos de podas e esterco bovino, acarreta a produção de composto orgânico de melhor qualidade.

Biografia do Autor

Emmanuel Dutra, Universidade Federal de Pernambuco

Estudante de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Tecnologias Energéticas e Nucleares do Departamento de Energia NUclear. Com atuação nás áreas de reparoveitamento de biomassa para fins agrícolas e energeticos.

Rômulo Simões Cezar Menezes, Universidade Federal de Pernambuco

Professor Adjunto do Departamento de Energia Nuclear

Dario Costa Primo, Universidade Federal de Pernambuco

Aluno de doutorado em Tecnologias Energéticas e Nucleares.

Downloads

Publicado

2013-07-24

Como Citar

Dutra, E., Cezar Menezes, R. S., & Primo, D. C. (2013). Adições de nutrientes na compostagem de podas de árvores na região semiárida do NE do Brasil. Scientia Plena, 9(7(a). Recuperado de https://www.scientiaplena.org.br/sp/article/view/413