Professores de memória: construção da identidade docente dos primeiros formandos do curso de licenciatura em química de Itabaiana

Autores

  • Assicleide Silva Brito Universidade Federal de Sergipe - Campus Professor Alberto Carvalho
  • Edinéia Tavares Lopes Universidade Federal de Sergipe - Campus Professor Alberto Carvalho.

Palavras-chave:

professores de memória, identidade docente, formação de professores

Resumo

O trabalho foi desenvolvido com o objetivo de analisar a relação entre os professores de memória, inicialmente da Educação Básica e, após, da Educação Superior, dos alunos de um curso de licenciatura em química na escolha em seguir a profissão de professor. Os informantes foram os acadêmicos da primeira turma do curso de Licenciatura Plena em Química do Campus Professor Alberto Carvalho/UFS. No primeiro momento foi aplicado um questionário a trinta e dois alunos ingressantes no curso de Química em 2006/2 e no segundo momento um questionário aplicado a dezenove alunos em 2010/1, quando a maioria concluiu. Nas respostas dos informantes, observamos que a maioria dos professores da
Educação Básica não influenciou os alunos na escolha do curso. Em relação à Educação superior, a maioria dos professores influenciou esses alunos a seguir a profissão docente.

Biografia do Autor

Assicleide Silva Brito, Universidade Federal de Sergipe - Campus Professor Alberto Carvalho

Estudante de mestrado do Núcleo de Pós-graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática na Universidade Federal de Sergipe. Possui Graduação em Licenciatura Plena em Química pela Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na área de Educação em Química, com ênfase em Formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação e Intervenções sociais; formação de professores; Identidades, Formação Docente e Práticas no Contexto Escolar.

Edinéia Tavares Lopes, Universidade Federal de Sergipe - Campus Professor Alberto Carvalho.

possui graduação em Licenciatura Plena em Química pela Universidade Federal de Mato Grosso (1995), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2000) e doutoranda no Programa de Pós Graduação em Educação da UFS. Atualmente é professora assistente da Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas :formação de professores de química e ciências, ensino-aprendizagem de ciências naturais e química, educação escolar indígena.

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Publicado

2012-02-17

Como Citar

Brito, A. S., & Lopes, E. T. (2012). Professores de memória: construção da identidade docente dos primeiros formandos do curso de licenciatura em química de Itabaiana. Scientia Plena, 7(12). Recuperado de https://www.scientiaplena.org.br/sp/article/view/388