Atividade antimicrobiana do extrato bruto etanólico das partes aéreas de Euphorbia tirucalli Linneau (Euphorbiaceae)

Autores

  • Valdicley Vieira Vale Faculdade de Imperatriz (FACIMP)
  • José Fábio França Orlanda Universidade Estadual do Maranhão, Campus de Imperatriz

Palavras-chave:

Avelós, extrato alcóolico, atividade antimicrobiana

Resumo

Os produtos naturais extraídos de plantas exercem um papel importante no processo de descoberta de fármacos, sejam como modelos estruturais para a síntese de moléculas novas ou pelas suas propriedades farmacológicas. Uma planta medicinal bastante utilizada no nordeste brasileiro é a Euphorbia tirucalli Linneau, popularmente conhecida como avelós ou pau-pelado, que apresenta atividade no tratamento de diversas patologias sem comprovação científica da sua eficiência e segurança. O presente trabalho teve como objetivo realizar estudos fitoquímicos e avaliar os efeitos de extratos etanólico de avelós sobre o crescimento in vitro de bactérias patogênicas. Os resultados mostraram que o extrato fresco de avelós apresentou potencial antimicrobiano sobre o crescimento das bactérias patogênicas Salmonella typhi, Citrobacter freundii, Vibrio parahaemolyticus, Serratia odorífera, Pseudomonas aeruginosa e Staphylococcus aureus, com formação de halos de inibição variando de 10 a 20 mm de diâmetros. A atividade antibacteriana confirmada para o extrato etanólico bruto, pode ser devido à presença de taninos, saponinas e flavonóides que apresentam diversas aplicações biológicas comprovadas. Estes resultados mostraram que a utilização de extrato alcoólico de avélos pode ser uma alternativa promissora para o controle de microrganismos patogênicos.

Biografia do Autor

Valdicley Vieira Vale, Faculdade de Imperatriz (FACIMP)

Estudante de Iniciação Científica da Faculdade de Imperatriz (FACIMP)

José Fábio França Orlanda, Universidade Estadual do Maranhão, Campus de Imperatriz

Prof. DSc. José Fábio França Orlanda, Lotado no Departamento de Química e Biologia, membro do quadro Docente da Universidade Estadual do Maranhão, Campus de Imperatriz e Coordenador do Laboratório de Biotecnologia Ambiental (LABITEC).

Downloads

Publicado

2011-06-02

Como Citar

Vale, V. V., & Orlanda, J. F. F. (2011). Atividade antimicrobiana do extrato bruto etanólico das partes aéreas de Euphorbia tirucalli Linneau (Euphorbiaceae). Scientia Plena, 7(4). Recuperado de https://www.scientiaplena.org.br/sp/article/view/341

Edição

Seção

Artigos