Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.089901Palavras-chave:
ciência, inovação, desenvolvimentoResumo
Este artigo apresenta o contexto científico nacional e internacional com foco na trajetória das atividades de ciência, tecnologia e inovação no Brasil ao longo dos últimos anos e na perspectiva que pode ser inferida a partir do histórico traçado. Demonstra-se que o País não pode mais depender apenas do sucesso alcançado no indicador de produção científica indexada. Precisa, urgentemente e de forma ágil, mudar de patamar no desenvolvimento tecnológico e na inovação. O artigo mostra que é possível melhorar a competitividade nacional com base numa política séria e consistente de valorização do trinômio ciência, tecnologia e inovação como pilares para garantir o desenvolvimento social e econômico sustentável do País. Essa política requer, entre outros elementos, um investimento perene e robusto e um arcabouço legal adequado que permita o avanço da pesquisa e da inovação. O artigo apresenta recomendações que poderão por um lado, indicar os gargalos a serem resolvidos e por outro, ajudar a elaboração de uma política consistente para o desenvolvimento nacional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.