Avaliação físico-química dos óleos de babaçu (Orbignya speciosa) e coco (Cocos nucifera) com elevado índice de acidez e dos ácidos graxos (C6 a C16)

Autores

  • Monica Castelo Guimarães Albuquerque UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARA http://orcid.org/0000-0003-1371-1517
  • Flávio Albuquerque Ferreira da Ponte
  • Jailson Silva Rodrigues
  • Jackson de Queiroz Malveira
  • José Airton Silva Ramos Filho

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2017.085301

Palavras-chave:

óleo de babaçu (Orbinya speciosa), óleo de coco (Cocos nucifera), ácidos graxos C6 a C16

Resumo

Os óleos vegetais apresentam diversas aplicações em processos industriais e por isto tem aumentado constantemente a demanda na utilização de óleos de baixa qualidade, principalmente na produção de biocombustível. O presente trabalho teve por objetivo a avaliação físico-química dos óleos de babaçu (Orbinya speciosa) e coco (Cocos nucifera) de baixa qualidade, como também a obtenção dos ácidos graxos livres de 6 a 16 átomos de carbonos com finalidade de serem utilizados como matéria-prima para a produção de biocombustível. O óleo de babaçu e de coco, como também os ácidos graxos obtidos destes óleos foram caracterizados quanto as suas propriedades físico-químicas e composição em ácidos graxos (utilizando a cromatografia gasosa acoplado à massa). A técnica de RMN foi utilizada para demonstrar a eficiência da destilação fracionada a pressão reduzida na obtenção dos ácidos graxos de cadeia carbônica intermediaria. Os resultados obtidos demonstraram que a baixa qualidade, em termos de avaliação físico-química dos óleos de babaçu e coco interferem diretamente na aplicação industrial, entretanto, estes ácidos graxos podem ser utilizados em cosmético, produtos farmacêuticos e principalmente na produção de combustível, como o bioquerosene. As análises cromatográficas mostraram ainda, que os óleos de babaçu e coco apresentam como ácidos graxos majoritários o ácido láurico (57,5 e 38,6%, respectivamente), enquanto que a fase de topo da destilação do óleo de coco apresentou o ácido caprílico (39,1%) como principal ácido graxo.

Biografia do Autor

Monica Castelo Guimarães Albuquerque, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARA

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA. BIOMASSA, BIOCOMBUSTÍVEIS, CATÁLISE.

Downloads

Publicado

2017-09-25

Como Citar

Albuquerque, M. C. G., Ferreira da Ponte, F. A., Silva Rodrigues, J., de Queiroz Malveira, J., & Silva Ramos Filho, J. A. (2017). Avaliação físico-química dos óleos de babaçu (Orbignya speciosa) e coco (Cocos nucifera) com elevado índice de acidez e dos ácidos graxos (C6 a C16). Scientia Plena, 13(8). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2017.085301