Obtenção de substância surfactante a partir da modificação de celulose
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.081301Palavras-chave:
Celulose, modificação, surfactanteResumo
A atenção mundial aos problemas ambientais tem motivado, nas últimas décadas, estudos sobre produção de substâncias oriundas da biomassa, por ser esta uma fonte renovável e seus derivados apresentarem baixo impacto ambiental. Dentre as substâncias extraídas da biomassa, a celulose tem tido destaque e emprego em diversas aplicações, pois a sua estrutura pode ser modificada originando produtos com diferentes propriedades de uso industriais. Este estudo teve por objetivo desenvolver uma rota tecnológica para a obtenção de substância surfactante de sisal (Agave sisalana) modificado com álcool láurico, a partir de xantato celulósico. O produto obtido foi caracterizado quimicamente por espectroscopia de absorção na região do infravermelho com transformada de Fourier (FT-ir) quanto à inserção do modificante na macromolécula celulósica e os resultados da referida análise mostram que o processo de modificação empregado foi efetivo. Análises de verificação da capacidade de dissolução e do grau de saponificação do novo produto, em meio aquoso, mostraram que o processo realizado conferiu boa dispersão e baixa grau de saponificação. O caráter anfifílico da celulose modificada, associado ao baixo grau de saponificação lhes conferiu atributos para uso em processos industriais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.