Radioterapia de Glioblastoma: Reorganização das Vias de Manutenção do Genoma
Palavras-chave:
radioterapia, mecanismos de manutenção do genoma, câncerResumo
Glioblastoma é um tumor cerebral muito agressivo que ocorre nas células da Glia. O tratamento consiste em quimioterapia, cirurgia e radioterapia. A radioterapia é um método de tratamento que utiliza radiações ionizantes para destruir as células cancerígenas. As células possuem mecanismos de manutenção do genoma distribuídos em vias de apoptose, resposta aos danos do DNA (DDR) e ciclo celular. Essas vias são formadas por conjuntos de proteínas e desempenham funções específicas dentro do organismo (ex. promover a morte celular). A mutação dessas proteínas associada à falha desses mecanismos de manutenção do genoma (MMG) podem provocar a ativação de mutações e consequentemente levar ao desenvolvimento do câncer. O objetivo deste trabalho é identificar as vias e proteínas expressas no tratamento do câncer utilizando softwares livres de análise estatística desenvolvidos em plataforma Fortran e mostrar os efeitos ocasionados pela radiação das vias MMG em tecidos cancerosos. Nos resultados, foram encontradas nas vias MMG no glioblastoma tratado com radioterapia, ativação das vias de apoptose e resposta aos danos do DNA, indicando que há morte dos tecidos carcinogênicos provocados pela radiação e que algumas células estão desencadeando um processo de reparação e morte do DNA.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.