Atributos de qualidade de frutos de tangerineira ‘Poncã’ adubada com composto orgânico, em dois ciclos agrícolas de avaliação

Dayana Portes Ramos, Sarita Leonel

Resumo


O objetivo do trabalho foi avaliar os efeitos de doses de composto orgânico na qualidade de frutos de tangerineira 'Poncã' (Citrus reticulata, Blanco). O trabalho foi conduzido na Fazenda Experimental São Manuel, da Faculdade de Ciências Agronômicas da UNESP, Câmpus de Botucatu-SP. Os tratamentos foram constituídos de doses com 50, 100, 150 e 200% de nitrogênio presente no composto orgânico comercial, mais o tratamento testemunha (sem adubação). O delineamento experimental empregado foi o inteiramente casualizado, com 5 tratamentos, 4 repetições e 3 plantas úteis por parcela experimental, completamente rodeadas por plantas bordadura. Foi realizada a análise de regressão, em cada época de avaliação, correspondente aos ciclos agrícolas de 2009/2010 e 2010/2011. As características físicas e químicas avaliadas dos frutos foram: peso médio (g), diâmetro equatorial (cm), rendimento de suco (%), índice tecnológico (kg SS.caixa-1), sólidos solúveis (SS - ºBrix), acidez titulável (AT - % ácido cítrico 100g-1 suco), “ratio” (SS/AT) e teor de ácido ascórbico (mg.100 mL-1 suco). Não houve efeito da aplicação de doses do composto orgânico nas variáveis de qualidade dos frutos avaliadas, somente o índice tecnológico e o teor de sólidos solúveis diminuíram, conforme aumentou-se as doses de composto orgânico aplicadas.

Palavras-chave


pós-colheita, nitrogênio, Citrus reticulata.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Scientia Plena

Licença Creative Commons
Todo conteúdo deste periódico, salvo quando explicitado de forma diferente, está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.