Iontoforese associada ao princípio ativo ácido ascórbico: Avaliação de difusão vertical “in vitro”
Palavras-chave:
iontoforese, ácido ascórbico, difusãoResumo
A iontoforese é um método de incremento de permeação de substâncias pela pele com a utilização de corrente contínua. Neste estudo, será abordado o princípio ativo ácido ascórbico, que possui efeitos fisiológicos importantes na pele, tais como a sua atividade antioxidante; é um importante cofator da produção de colágeno pelos fibroblastos e ainda atua como inibidor da melanogênese, proporcionando um clareamento de manchas. Serão realizadas aplicações de iontoforese ”in vitro” em gel com hidroxietilocelulose associada ao princípio ativo ácido ascórbico 5% nos tempos de 0, 2, 5 e 10 minutos, para as quais haverá um grupo de aplicação da corrente e um grupo controle. A liberação e fluxo do ácido ascórbico serão avaliadas por difusão vertical “in vitro” utilizando-se a célula do tipo Franz com membrana de acetato de celulose. Pode se observar que houve um incremento da liberação e fluxo do ácido ascórbico quando comparada à difusão passiva. O fluxo de ácido ascórbico através da membrana de acetato de celulose sem a aplicação de iontoforese foi de 0,11336 mol/L/cm-²/h e com a aplicação da iontoforese o fluxo de ácido ascórbico aumentou para 0,15955mol/L/cm-²/h.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.