A influência da escola nos processos identitários de estudantes do Programa Educação de Jovens e Adultos (EJA): O caso de uma Escola Pública da Periferia de Aracaju-Se

Autores

  • Guilherme Fernandes Melo dos Santos Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Identidade, Escola, Educação

Resumo

-Quem é você? – As respostas que surgem a este questionamento, tão corrente nos dias atuais, são os elementos que vão formar o núcleo básico do que se pode conceituar a partir da terminologia “Identidade”. A partir de uma perspectiva socioconstrutivista, é possível destacar o papel dos espaços de socialização na formulação e dimensionamento das respostas às indagações identitárias. Nesse cenário, a escola desempenha um papel fundamental na produção de discursos e representações, aos quais os indivíduos se identificam. No nosso estudo, as respostas dos estudantes do EJA do Colégio Olavo Bilac à nossa indagação inicial foram muito diversas, até mesmo, por referir-se a alguma coisa que é fundada em elementos bastante subjetivos e íntimos. Porém, cabe o destaque para a prevalência de menções à escola/educação, nas autoconceituações por parte dos entrevistados.

Biografia do Autor

Guilherme Fernandes Melo dos Santos, Universidade Federal de Sergipe

Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Sergipe/UFS, atualmente é Psicólogo Concursado dessa IFES, lotado no Núcleo de Orientação e Assistência Psicossocial-PROEST, onde desenvolve atividades de acompanhamento aos estudantes assistidos pelos programas institucionais da universidade. Pós-graduado em Escola e Comunidade e Mestrando em Psicologia Social pela mesma instituição. No momento vem concentrando seus esforços no estudo das dinâmicas político-identitárias de estudantes e as suas ressonâncias em nível de comportamentos interpessoais e intergrupais. Além disso se dedica também aos estudos sobre as relações afetivas no contemporâneo, mais especificamente sobre a política dos discursos sobre o amor na atualidade. Conta com a experiência de Bolsista/Pesquisador do Grupo de Pesquisa: Normas Sociais, Estereótipos, Preconceito e Racismo/UFS, sob a orientação do Prof. Dr. Marcus Eugênio Oliveira Lima, além de Estagiário no projeto RECRIART/MP-SE/UFS com trabalhos de acompanhamento e desenvolvimento de crianças em situação de vulnerabilidade social. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em processos e relações grupais.

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Publicado

2011-12-13

Como Citar

Melo dos Santos, G. F. (2011). A influência da escola nos processos identitários de estudantes do Programa Educação de Jovens e Adultos (EJA): O caso de uma Escola Pública da Periferia de Aracaju-Se. Scientia Plena, 7(11). Recuperado de https://www.scientiaplena.org.br/sp/article/view/174