Educação para a saúde: uma abordagem das concepções de alunos do ensino fundamental sobre a hanseníase
Palavras-chave:
Ensino fundamental, hanseníase, conhecimento, preconceito, educação em saúde, Elementary school, leprosy, knowledge, prejudice, health education.Resumo
A hanseníase é uma doença infecciosa que dispõe de tratamento e de cura. Entretanto, a precariedade de informações pode levar ao diagnóstico tardio, às incapacidades físicas e à exclusão social. O presente estudo objetivou fazer uma abordagem das concepções de alunos do ensino fundamental de uma escola municipal da cidade de Imperatriz–MA sobre a hanseníase. Trata-se de um estudo transversal, descritivo e com abordagem quantitativa. Para tanto, foram investigados 206 alunos do Ensino Fundamental, no período de julho a outubro de 2011. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se um roteiro de entrevista previamente estruturado, onde foram investigadas variáveis sociodemográficas e aspectos inerentes ao conhecimento sobre a hanseníase. Observou-se que 50,5% dos alunos investigados são do sexo masculino e que a maioria deles está matriculada no 6º ano e possui idade média de 13 anos. Quando questionados se conhecem ou já conheceram alguém com hanseníase, 12,2% responderam que sim, sendo que 4,0% afirmam que têm ou já tiveram casos desta doença na sua própria família. 50,5% dos estudantes investigados afirmam que não seriam amigos de uma pessoa com hanseníase. Os alunos entrevistados apresentaram carência de informações referente à hanseníase, sustentando o preconceito em relação aos pacientes que possuem ou que já possuíram esta doença. Os resultados obtidos sinalizam a necessidade de atividades educativas em saúde. Diante disso, a realização de práticas de educação em saúde com esses estudantes permitirão a construção do senso crítico e de uma nova percepção acerca da doença, visando minimizar o preconceito.Downloads
Publicado
2014-05-28
Como Citar
Almeida, M. H. M., Ribeiro, P. R. S., Santos, F. A. A. S., & da Silva, D. A. (2014). Educação para a saúde: uma abordagem das concepções de alunos do ensino fundamental sobre a hanseníase. Scientia Plena, 10(5). Recuperado de https://www.scientiaplena.org.br/sp/article/view/1689
Edição
Seção
Artigos
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