Análise do ensino de ecologia em cursos de graduação em Sergipe quanto à utilização de aulas de campo

Autores

  • Tatiane Santos Silva Universidade Federal de Sergipe
  • Isabela Santos Correia Rosa Universidade Federal de Sergipe
  • Daniela de Vasconcelos Brito Universidade Federal de Sergipe
  • Myrna Friederichs Landim Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Ensino de Ecologia, Graduação, Aulas de campo, Sergipe

Resumo

O uso de aulas de campo no ensino de Ecologia é essencial, pois contribui tanto para o aprendizado dos alunos, quanto para sua sensibilização para as questões ambientais. Este trabalho objetiva analisar a utilização de aulas de campo em ambientes naturais do Estado de Sergipe, em cursos da Universidade Federal de Sergipe, nas modalidades presencial e à distância. Foram aplicados questionários a alunos de graduação que cursaram disciplinas relacionadas à área de Ecologia. Os alunos citaram os ecossistemas e as Unidades de Conservação visitadas e as atividades desenvolvidas. Apresentaram ainda dificuldades, como falta de transporte, material, horário compatível, e mesmo de interesse do professor, como fatores responsáveis pelo número de aulas práticas aquém do esperado por eles. Mais investimentos em recursos humanos e materiais são necessários para transpor as dificuldades observadas, para que esse tipo de atividade seja parte integrada e essencial do ensino de Ecologia.

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Publicado

2014-04-25

Como Citar

Silva, T. S., Rosa, I. S. C., Brito, D. de V., & Landim, M. F. (2014). Análise do ensino de ecologia em cursos de graduação em Sergipe quanto à utilização de aulas de campo. Scientia Plena, 10(4(a). Recuperado de https://www.scientiaplena.org.br/sp/article/view/1597

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