Diferenças entre bibliotecas de seções de choque para dosimetria de nêutrons

T. C. Tardelli, L. C. Stecher, T. S. Coelho, V. A. De Castro, T. A. Cavalieri, F. Menzel, R. S. Giarola, D. B. Domingos, H. Yoriyaz

Resumo


Cálculos de dose absorvida dependem de um conjunto consistente de dados nucleares utilizados em simulações computacionais. Dados nucleares são armazenados em bibliotecas, entretanto, são raras as informações sobre as diferenças nos resultados de dose causadas por diferentes bibliotecas. Estas são processadas por um sistema computacional e para então poderem ser utilizadas por um código de transporte de radiação. Um dos sistemas capazes de processar dados nucleares é o sistema NJOY. O objetivo deste trabalho consiste em avaliar as bibliotecas de dados nucleares para nêutrons disponíveis em literatura, e quantificar as diferenças de dose absorvida obtidas utilizando-se as bibliotecas JENDL 4.0, JEFF 3.3.1 e ENDF/B.VII. O cálculo de dose absorvida foi realizado em modelos geométricos simples, como esferas e em modelo antropomórfico do corpo humano baseado na ICRP-110 através da simulação do transporte de nêutrons com o código MCNP5. Os resultados obtidos foram intercomparados com dados de literatura. Os resultados obtidos com as seções de choque das bibliotecas ENDF/B.VII e JEFF se mostraram idênticas na maioria dos casos, excetuando um caso onde a diferença foi superior a 10%. Já os resultados com a biblioteca JENDL mostraram se diferentes na maioria dos casos, sendo que, algumas diferenças superam 200%. Observou-se que os valores de seções de choque de determinados nuclídeos assumem valores bastante distintos em diferentes bibliotecas. Estas diferenças por sua vez causam diferenças consideráveis nos cálculos de dose.

Palavras-chave


Seções de choque, dados nucleares, Monte Carlo

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Scientia Plena

Licença Creative Commons
Todo conteúdo deste periódico, salvo quando explicitado de forma diferente, está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.