Monitoramento dos níveis de pressão sonora produzido por uma instituição de ensino médio de Mossoró - RN

Autores

  • Carlos E. M. Jeronimo Universidade Potiguar
  • Gislayne Borges UNP
  • R. Cardins UNP
  • Marjorye Coelho UNP
  • J. Pereira UNP

Palavras-chave:

Niveis de Pressão Sonora. Ruído. Escola.

Resumo

O ruído pode ser definido como todo e qualquer som indesejado capaz de provocar perturbação, as consequências que o mesmo pode gerar dependem inteiramente da intensidade e do tempo de exposição, ou seja, quanto maior o tempo de exposição a um ruído intenso, maior a probabilidade do desenvolvimento de perda ou redução auditiva. O presente trabalho tem como objetivo mensurar os impactos extramuros produzidos por uma instituição de ensino do município de Mossoró – RN, para a realização do mesmo foi escolhida, de forma aleatória, escola do SENAC - Serviço nacional de Aprendizagem Comercial, na Avenida Dr. João Marcelino, 867, Abolição; para tanto se realizou a coleta dos níveis de ruído em diferentes distâncias e nos vértices do terreno, deslocando-se para estabelecer um distanciamento perpendicular à quina do muro. De uma forma geral, percebeu-se que os impactos extramuros produzidos por instituição de ensino variam de acordo com a distância, existindo pontos em que, a influência do meio externo sobre a instituição torna-se superior, sendo justificada em função da mesma está localizada em uma área onde é alto o fluxo de veículos. Porém, os modelos ajustados para estimativa de parâmetros de atenuação natural não foram adequados.

 

Biografia do Autor

Carlos E. M. Jeronimo, Universidade Potiguar

http://lattes.cnpq.br/9996525070555805

Gislayne Borges, UNP

Engenheira

R. Cardins, UNP

Engenheiro

Marjorye Coelho, UNP

Eng. Civil

J. Pereira, UNP

Engenheiro

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Publicado

2013-10-01

Como Citar

Jeronimo, C. E. M., Borges, G., Cardins, R., Coelho, M., & Pereira, J. (2013). Monitoramento dos níveis de pressão sonora produzido por uma instituição de ensino médio de Mossoró - RN. Scientia Plena, 9(9). Recuperado de https://www.scientiaplena.org.br/sp/article/view/1502