Sanidade de sementes de catingueira (Poincinellapyramidalis) com a utilização do extrato de alho.
Palavras-chave:
Sementes, extrato de alho, aspergillusResumo
A catingueira (Poincinellapyramidales(Tul.) L. P. Queiroz) é uma espécie arbórea pertencente à família Caesalpinaceae, podendo ser encontrada em toda a região Nordeste, predominando principalmente na Caatinga. Possui propriedades madeireiras, forrageiras e medicinais, sendo sua madeira bastante utilizada para produção de lenha, estaca e carvão. Este trabalho teve como objetivo avaliar a sanidade das sementes de catingueira e a utilização do extrato de alho (Alliumsativum) no tratamento das sementes de P. pyramidalis. Foram utilizadas 100 sementes para cada tratamento distribuídas em 10 placas de Petri com 10 sementes cada uma. As sementes foram lavadas em água estéril e transferidas para a capela de isolamento, onde foram mergulhadas na solução do extrato de alho durante 1 minuto, após esse tempo foram plaqueadasem placas de Petri que continham dois papéis de filtro. Pode-se observar que o Aspergillusglaucus e A.niger apareceram em todas as repetições variando de 70 a 100%. Com isso pode-se dizer que o extrato de alho (A. sativum) foi eficiente apenas na redução da espécie A. alutaceous.Downloads
Publicado
2013-06-10
Como Citar
Bezerra, R. M. R., Assis, M. M., Santos, G. J. C., & Cunha, M. C. L. (2013). Sanidade de sementes de catingueira (Poincinellapyramidalis) com a utilização do extrato de alho. Scientia Plena, 8(4(b). Recuperado de https://www.scientiaplena.org.br/sp/article/view/1425
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.