Transmissibilidade de Thielaviopsis paradoxa, agente causal da resinose do coqueiro por Rhynchophorus palmarum
Resumo
O objetivo do presente trabalho foi discutir a função desempenhada pelo inseto Rhynchophorus palmarum L. na transmissão do fungo Thielaviopsis paradoxa, agente causal da resinose do estirpe do coqueiro, onde foi realizado um estudo microbiológico da superfície e do tubo digestivo do inseto adulto. Foram coletados 80 insetos em duas regiões do Estado de Sergipe: uma com resinose e outra sem focos da doença. Os insetos foram divididos em dois lotes de 40 insetos (20 machos e 20 fêmeas) para cada região. Os besouros foram esfregados um a um em placa de petri contendo meio BDA, no número de um besouro por placa, desinfectados externamente com hipoclorito sódio e o tubo digestivo do R. palmarum foi retirado e dividido em suas três partes principais: estomodeu, mesêntero e proctodeu. Estas partes foram inseridas em meio de cultura BDA e mantidas em BOD a 25 ° C por 5 dias. Foi verificada a patogenicidade dos isolados de T. paradoxa em coqueiros utilizando três métodos de inoculação. Os isolamentos realizados a partir da parte externa e no tubo digestivo dos insetos do município de Neópolis resultaram em 96,3% e 77,5% de crescimento micelial de T. paradoxa respectivamente e foi comprovada a patogenicidade dos isolados em plantas de coqueiro. Ficou comprovado o estabelecimento do R. palmarum como vetor e agente de dispersão de T. paradoxa em coqueiro.Downloads
Publicado
2011-06-30
Como Citar
Costa e Carvalho, R. R. da, Warwick, D. R. N., Souza, P. E. de, & Carvalho Filho, J. L. S. de. (2011). Transmissibilidade de Thielaviopsis paradoxa, agente causal da resinose do coqueiro por Rhynchophorus palmarum. Scientia Plena, 7(4). Recuperado de https://www.scientiaplena.org.br/sp/article/view/139
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.