Arena Sergipana: Trajetórias Políticas dos Deputados Federais
Resumo
A política sergipana no período anterior ao golpe militar, que corresponde aos anos de 1945 a 1964, é dominada por dois partidos: o PSD com aliança do PR, domina no primeiro período que vai de 1945 a 1955, com os governos de José Rolemberg Leite e Arnaldo Rolemberg Garcez, já a UDN domina o período seguinte que corresponde aos anos de 1955 a 1962, com os governos de Leandro Maynard Maciel e Luiz Garcia. São esses partidos em Sergipe, que além de serem os dois principais partidos, servirão de base para a formação da Arena, fornecendo os seus principais quadros políticos. O presente artigo pretende contribuir com o debate acerca do estudo sobre grupos dirigentes, pois entendo que a trajetória política dos parlamentares pode contribuir para a compreensão desse tema, já que a maioria dos trabalhos se preocupa com os dados eleitorais ou das votações legislativas e da historia política, portanto, o objetivo do presente artigo é analisar a trajetória política dos deputados federais arenistas eleitos no regime bipartidário, para isso utilizarei dados como a origem partidária (qual partido político pertencia antes de entrar na Arena), experiência anterior ao primeiro mandato como deputado federal arenista (quais cargos eletivos ou não exercidos), tempo de filiação antes do primeiro mandato (quando se deu a primeira filiação a um partido político), bem como recursos eleitorais utilizados pelos mesmos.Downloads
Publicado
2010-06-11
Como Citar
Montalvão, A. T., & Seidl, E. (2010). Arena Sergipana: Trajetórias Políticas dos Deputados Federais. Scientia Plena, 6(3). Recuperado de https://www.scientiaplena.org.br/sp/article/view/134
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.