A tabela de Flanders como ferramenta para observação da Interação verbal professor-aluno
Palavras-chave:
Ensino de Física, Interação professor-aluno, Sistema de Análise de Interação de FlandersResumo
A comunicação em sala de aula é um dos aspectos indispensáveis no âmbito do ensino, pois sendo alinguagem o principal recurso utilizado pelos professores no ato de ensinar, é de suma importância nainteração professor-aluno. O estudo sobre as interações discursivas e da linguagem tem crescido emdiversas áreas do conhecimento e tem demonstrado força na área de pesquisa em ensino de ciências. Essapesquisa procurou investigar a interação verbal professor-aluno das aulas de Física, baseada nascontribuições teóricas do sistema de análise de interações de Flanders. A investigação envolveu aulas deFísica em duas escolas pública de ensino médio no município de Itabaiana-SE. O instrumento de pesquisaadotado foi gravação em vídeo das aulas que foram utilizadas para fazer as análises com base no sistemade análise de interação de Flanders. As análises nos mostram que a interação entre professores e alunosnas aulas de Física é pequena, demonstrando que estas aulas ainda se encontram centrada no professor edeixam o aluno como sujeito passivo.Downloads
Publicado
2013-02-04
Como Citar
Costa, M. H. C., Santos, B. A., Santos, G. K. A., & Barbosa, C. J. V. (2013). A tabela de Flanders como ferramenta para observação da Interação verbal professor-aluno. Scientia Plena, 8(12(b). Recuperado de https://www.scientiaplena.org.br/sp/article/view/1274
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.