Alterações morfológicas em clones de cafeeiro conilon submetidos a níveis de fósforo

Autores

  • Lima Deleon Martins Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências Agrárias, Programa de Pós Graduação em Produção Vegetal, linha de pesquisa em Fitotecnia.
  • Marcelo Antonio Tomaz Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Espírito Santo (CCA-UFES), Departamento de Produção Vegetal.
  • José Francisco Teixeira do Amaral Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Espírito Santo (CCA-UFES), Departamento de Produção Vegetal.
  • Leonardo Fardim Christo Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Espírito Santo (CCA-UFES), Departamento de Produção Vegetal.
  • Wagner Nunes Rodrigues Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Espírito Santo (CCA-UFES), Departamento de Produção Vegetal.
  • Tafarel Victor Colodetti Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Espírito Santo (CCA-UFES), Departamento de Produção Vegetal.
  • Sebastião Vinícius Batista Brinati Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Espírito Santo (CCA-UFES), Departamento de Produção Vegetal.

Palavras-chave:

café conilon, fósforo, morfologia

Resumo

O fósforo desempenha funções primordiais no metabolismo e na fisiologia das plantas. Sendo assim, objetivou-se avaliar a influência dos níveis de adubação fosfatada na morfologia de clones de café conilon. O experimento consistiu em esquema fatorial 13 x 4, com três repetições, sendo os fatores: 13 clones da cultivar clonal “Vitória Incaper 8142”, e quatro níveis de adubação fosfatada (0%, 50%, 100% e 150%), em um delineamento inteiramente casualizado. Analisou-se altura de plantas, diâmetro de caule, área foliar, volume e comprimento de raiz. À medida que houve acréscimo nos níveis de fósforo no solo, ocorreu aumento nos valores de todas as variáveis analisadas para a cultivar “Vitória Incaper 8142”. Contudo, houve comportamento diferenciado entre os clones em função dos níveis de fósforo.

Biografia do Autor

Lima Deleon Martins, Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências Agrárias, Programa de Pós Graduação em Produção Vegetal, linha de pesquisa em Fitotecnia.

Possui os seguintes treinamentos em escala cronológica: curso Técnico em Agropecuária pela EAFA-ES (2001/1-2003/2), curso de Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (2005/1-2009/1) e Mestrado em Fitotecnia pelo Programa de Pós-graduação em Produção Vegetal do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Espírito Santo - PPG-CCAUFES (2009/2-2011/1). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Produção Vegetal, com interesse pela cultura do café e por plantas oleaginosas (pinhão-manso, mamona e crambe) para a produção de biodiesel, dentro dos seguintes temas: técnicas culturais, nutrição, fisiologia e utilização sustentável de impactantes ambientais.

Marcelo Antonio Tomaz, Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Espírito Santo (CCA-UFES), Departamento de Produção Vegetal.

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1998), Mestrado em Fitotecnia pela Universidade Federal de Viçosa (2001), Doutorado em Fitotecnia pela Universidade Federal de Viçosa (2005) e Pós-Doutorado em Fitotecnia (Linha de Pesquisa - Melhoramento do Cafeeiro) pela Universidade Federal de Viçosa (2006) . Atualmente é professor Adjunto III do Departamento de Produção Vegetal do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitotecnia (Produção Vegetal), atuando principalmente nos seguintes temas: Técnicas culturais do cafeeiro, Nutrição e Fisiologia do Cafeeiro, Melhoramento do Cafeeiro, Oleaginosas para a Produção de Biodiesel

José Francisco Teixeira do Amaral, Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Espírito Santo (CCA-UFES), Departamento de Produção Vegetal.

Possui doutorado em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (2002). É Professor do Departamento de Engenharia Rural e do Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Nutrição Mineral de Plantas. Atua principalmente nos seguintes temas: Fitotecnia, Cafeicultura, Oleaginosas e Nutrição Mineral de Plantas.

Leonardo Fardim Christo, Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Espírito Santo (CCA-UFES), Departamento de Produção Vegetal.

Graduando no curso de Agronomia do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Espirito Santo. Formado como técnico em eletromecânica pelo atual IFES, antigo CEFET-ES, na unidade de cachoeiro do Itapemirim.

Wagner Nunes Rodrigues, Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Espírito Santo (CCA-UFES), Departamento de Produção Vegetal.

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2008). Atualmente no programa de pós-graduação em produção vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: cafeicultura, mamona, nutrição, eficiencia nutricional, avaliação fitotecnica, biometria.

Tafarel Victor Colodetti, Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Espírito Santo (CCA-UFES), Departamento de Produção Vegetal.

Graduando do curso de Agronomia no Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Espírito Santo, com início no ano de 2009.

Sebastião Vinícius Batista Brinati, Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Espírito Santo (CCA-UFES), Departamento de Produção Vegetal.

Graduado em Agronomia e mestrando em Produção Vegetal/Fitotecnia pelo Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Espírito Santo - CCA-UFES. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitotecnia e Cafeicultura.

Downloads

Publicado

2013-05-08

Como Citar

Martins, L. D., Tomaz, M. A., Amaral, J. F. T. do, Christo, L. F., Rodrigues, W. N., Colodetti, T. V., & Brinati, S. V. B. (2013). Alterações morfológicas em clones de cafeeiro conilon submetidos a níveis de fósforo. Scientia Plena, 9(4). Recuperado de https://www.scientiaplena.org.br/sp/article/view/1229

Edição

Seção

Artigos