Em busca da sustentabilidade: Mensuração e avaliação da dimensão social em assentamento agroextrativista no Estado de Sergipe

Autores

  • José Ubiratan Rezende Santana Universidade Federal de Sergipe
  • Laura Jane Gomes Universidade Federal de Sergipe
  • Ítalo César Almeida Carvalho ADEMA - Administração Estadual do Meio Ambiente do Estado de Sergipe

Palavras-chave:

Agricultura Familiar, Agroextrativismo, Indicadores de Sustentabilidade

Resumo

Várias proposições foram operacionalizadas com a finalidade de mensurar a sustentabilidade em diversas escalas, desde locais a globais, uma delas é o uso de indicadores de sustentabilidade, ferramentas importantes que permitem mensurar as modificações antrópicas num determinado sistema e comunicar, de forma simplificada, o estado deste em relação aos critérios e às metas estabelecidas para avaliar a sustentabilidade. O presente estudo teve como objetivo subsidiar uma forma de mensurar a sustentabilidade das famílias de agricultores inseridos no contexto agroextrativista, tendo como foco a análise da dimensão social, por meio do uso da metodologia MESMIS. Foram selecionados 15 indicadores de sustentabilidade social divididos em duas categorias: acesso aos serviços públicos básicos e Inserção em formas organizativas. Foram encontradas fragilidades e potencialidades no contexto agroextrativista, assim como, a formação de índices baixos de sustentabilidade na categoria Inserção em formas organizativas.

Biografia do Autor

José Ubiratan Rezende Santana, Universidade Federal de Sergipe

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Sergipe (2009), mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente - PRODEMA pela Universidade Federal de Sergipe (2012), integrante do projeto "Construção de conhecimento agroecológico em territórios de identidade rural por meio de intercâmbio em redes sociais", da EMBRAPA Tabuleiros Costeiros. Possui experiência na área de agroecologia, com ênfase na extensão rural de base agroecológica no Programa de Assessoria Técnica Social e Ambiental aos Assentados da Reforma Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação de territórios rurais através de indicadores de sustentabilidade, Agricultura Familiar Camponesa, Movimentos Sociais do Campo, Reforma Agrária, Comunidades Tradicionais e tecnologias agroecológicas.

Laura Jane Gomes, Universidade Federal de Sergipe

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Lavras (1994), mestrado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Lavras (1998) e doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Atualmente professora adjunta da Universidade Federal de Sergipe, Departamento de Ciências Florestais. Tem experiência na área socioambiental, com ênfase em Desenvolvimento Rural, atuando principalmente nos seguintes temas: biodiversidade, desenvolvimento rural, educação ambiental, planejamento ambiental e áreas protegidas.

Ítalo César Almeida Carvalho, ADEMA - Administração Estadual do Meio Ambiente do Estado de Sergipe

 Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Sergipe, atualmente é Técnico em Licenciamento Ambiental pela ADEMA - Administração Estadual do Meio Ambiente do Estado de Sergipe.

Downloads

Publicado

2012-10-15

Como Citar

Santana, J. U. R., Gomes, L. J., & Carvalho, Ítalo C. A. (2012). Em busca da sustentabilidade: Mensuração e avaliação da dimensão social em assentamento agroextrativista no Estado de Sergipe. Scientia Plena, 8(8). Recuperado de https://www.scientiaplena.org.br/sp/article/view/989