A Educação Ambiental no Ensino Médio da Escola Estadual José Amaral Lemos no município de Pirambu-SE

Autores

  • Camilla Gentil Santana Faculdade Pio X
  • M. I. O. Araújo Universidade Federal de Sergipe

Resumo

A preservação ambiental tornou-se um desafio, no que se refere à melhoria da qualidade de vida. A escola, por sua vez, passou a ser um local privilegiado para o desenvolvimento da educação ambiental através de práticas pedagógicas que proporcionem uma educação voltada à construção cidadã dos alunos. Nesse sentido, o presente trabalho possui uma abordagem qualitativa e identificou como é desenvolvida a educação ambiental no ensino médio a partir das práticas pedagógicas em uma escola situada no município de Pirambu-SE. Para tanto foi feito um levantamento dos projetos e eventos em educação ambiental promovidos, a fim de averiguar as questões que embasam as ações na escola e foram aplicados questionários aos alunos do Ensino Médio e aos professores da escola José Amaral Lemos para identificar se as atividades pedagógicas desta escola norteiam o processo de educação ambiental durante as aulas. Após análise dos dados obtidos, foi possível concluir que apesar de possuir eventos pontuais e com vertente preservacionista/conservacionista, o colégio, ainda que de forma inicial, está procurando promover atividades que buscam a formação crítica do aluno.

Biografia do Autor

Camilla Gentil Santana, Faculdade Pio X

Licenciada em Ciências Biólogicas pela Universidade Federal de Sergipe. Pós-graduanda em Gestão Ambiental pela Faculdade Pio X.

Downloads

Publicado

2011-02-16

Como Citar

Santana, C. G., & Araújo, M. I. O. (2011). A Educação Ambiental no Ensino Médio da Escola Estadual José Amaral Lemos no município de Pirambu-SE. Scientia Plena, 7(2). Recuperado de https://www.scientiaplena.org.br/sp/article/view/169