Um fantoma para a avaliação do equivalente de dose pessoal, HP(10)

Autores

  • Christiana Santoro Universidade Federal de Pernambuco
  • Marcus Aurélio Pereira dos Santos Centro Regional de Ciências Nucleares do Nordeste
  • Luiz Carlos Gonçalves Filho Centro Regional de Ciências Nucleares do Nordeste
  • João Antônio Filho Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

Proteção Radiológica, Dosimetria, Monitoração Individual

Resumo

Características de um fantoma projetado para avaliar o equivalente de dose pessoal, HP(10) e próprio para dosimetria fotográfica e TLD´s são apresentadas, denominado fantoma HP(10), devido às cavidades construídas a fim de inserir filmes dosimétricos em uma profundidade de 10 mm. O fantoma HP(10) é irradiado por radiação ionizante de energia, E, entre 45 até 1250 keV e com doses entre 0,2 a 50 mSv, com um ângulo de incidência da radiação na superfície frontal do fantoma, α, de 0º, com o objetivo de se estabelecer curvas de calibração em HP(10), assim como, comparar as respostas obtidas com as de quando se utiliza o procedimento de calibração de dosímetros recomendado pela ISO, onde o kerma ar, Ka, para fótons é determinado no ponto de teste do campo de radiação por uma câmara de ionização, depois, o HP(10) é calculado, multiplicando-se o Ka por coeficientes de conversão do Ka para HP(10), hpK (10;E,α), e por fim, é posicionado neste mesmo ponto, a superfície frontal dos dosímetros que estão sobre o fantoma slab. A recomendação ISO tem sido estudada por pesquisadores que asseguram que nas baixas energias ocorrem diferenças espectrais nos campos de radiação que são gerados por diferentes aparelhos de raios X, e induzem a variações nos percentuais dos coeficientes de conversão na ordem de 10% a até 90%. Baseado na ISO este artigo desenvolve fantoma capaz de avaliar a dose com a influência do espalhamento e absorção da radiação, suas implicações com respeito à dosimetria, constituindo em melhoria na avaliação das doses.

Biografia do Autor

Christiana Santoro, Universidade Federal de Pernambuco

Licenciada Plena em Física pela Universidade Católica de Pernambuco

Mestre em Tecnologias Energéticas e Nucleares pela Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Tecnologias Energéticas e Nucleares pela Universidade Federal de Pernambuco

Marcus Aurélio Pereira dos Santos, Centro Regional de Ciências Nucleares do Nordeste

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade de Pernambuco (1994), mestrado em Tecnologias Energéticas Nucleares pela Universidade Federal de Pernambuco (1999) e doutorado em Tecnologias Energéticas Nucleares pela Universidade Federal de Pernambuco (2009). Atualmente é Tecnologista Senior I da Comissão Nacional de Energia Nuclear, Professor Titular do Curso Superior Tecnológico em Radiologia do Ensino Superior Bureau Jurídico - Faculdade Maurício de Nassau - ESBJ/PE e Supervisor de Radioproteção em Gerência de Rejeitos Radioativos e Medicina Nuclear. Tem experiência na área nuclear, com ênfase em Metrologia e Dosimetria das Radiações Ionizantes, Medicina Nuclear, Instrumentação Nuclear, Física Médica e Gerência de Rejeitos radioativos.


Luiz Carlos Gonçalves Filho, Centro Regional de Ciências Nucleares do Nordeste

2002Graduação em andamento em Engenharia Elétrica. 
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

João Antônio Filho, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Bacharelado Em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (1979), mestrado em Ciências e Tecnologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1983) e doutorado em Tecnologia Nuclear pela Universidade de São Paulo (1999). Atualmente é físico -pesquisador da Universidade Federal de Pernambuco, professor adjunto da Universidade Católica de Pernambuco e professor colaborador da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Radioproteção e Dosimetria, atuando principalmente nos seguintes temas: radioproteção, aplicações da radiação na área médica (Medicina Nuclear, Radiologia e Radioterapia), monitoração individual e dosimetria - blindagem das radiações ionizantes.

Downloads

Publicado

2013-10-28

Como Citar

Santoro, C., dos Santos, M. A. P., Filho, L. C. G., & Filho, J. A. (2013). Um fantoma para a avaliação do equivalente de dose pessoal, HP(10). Scientia Plena, 9(10). Recuperado de https://www.scientiaplena.org.br/sp/article/view/1455

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)